Japorã organiza ações para a Semana Mundial da Amamentação

22/07/2014
Na última quarta-feira (16/07), o Secretário Municipal de Saúde Paulo Cesar Franjotti reuniu-se com a Coordenadora Municipal de Ações de Saúde Luzia Angela Oliveira Dias para organizar as ações que serão realizadas na Semana Mundial da Amamentação. Segundo Franjotti, as ações acontecerão nos início do mês de agosto em Japorã, no Distrito Jacareí e na Aldeia Porto Lindo, acompanhando a programação nacional com o lema “Amamentar é mais saúde para a vida inteira”, programada para acontecer de 01 a 07 de agosto. Serão realizadas palestras com nutricionistas, médicos e outros profissionais da Saúde, além da distribuição de Bolsas Personalizadas para as mamães com medicamentos, fraldas e produtos de higiene, através de uma parceria do Município com o Programa Rede Cegonha, do Governo Federal. O Ministério da Saúde tem investido, por meio da Rede Cegonha, na ampliação dos exames do componente pré-natal, além do teste rápido de gravidez. Essas medidas buscam garantir acolhimento e captação precoce da gestante, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade do pré-natal. A Rede Cegonha também traz em suas ações a promoção da amamentação na primeira hora de vida e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê por meio do contato pele a pele logo após o nascimento. O primeiro ano de funcionamento da estratégia também permitiu a redução de 21% dos óbitos maternos.