Japorã conclui adesão ao Programa Mais Educação

15/07/2014

A Secretaria Municipal de Educação de Japorã - SEMEJ, sob o comando do Secretário Nivaldo Dias Lima, aderiu ao Programa Mais Educação, do Governo Federal, que visa ampliar a jornada das escolas com oficinas diárias e estimular o trabalho comunitário. O Secretário reuniu-se com a Diretora da Escola Municipal José de Alencar, Ana Cristina Teodoro, com o Diretor da Escola Tekoha Guarani Polo, Joaquim Adiala, com o Coordenador Técnico Valdenir Malheiros de Castro e com a Psicóloga Poliana Bortoli, que representou a Secretária de Assistência Social Nete Schultz. Durante a reunião, os gestores definiram a programação de cursos, inserindo atividades esportivas e culturais, como escolinhas de futebol, aulas de artesanato, música, e formação de Banda de Percussão. Em Jacareí, também será desenvolvido atividades de plantio e cultivo de horta, com a participação de alunos e professores. O Programa Mais Educação do MEC é uma importante parceria da SENARC por meio do Programa Bolsa Família e visa aumentar o acesso dos beneficiários do PBF às ações de Educação Integral.
O Programa tem como princípios: a articulação das disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais; a constituição de territórios educativos para o desenvolvimento de atividades de educação integral; a integração entre as políticas educacionais e sociais; e a valorização das experiências históricas das escolas de tempo integral.
As atividades a serem desenvolvidas são selecionadas pela escola a partir dos seguintes campos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; educação econômica.
A contribuição dos atores responsáveis pelo Bolsa Família nos níveis federal, estadual e municipal, envolvendo os parceiros da educação da área de frequência escolar do PBF (Operadores Masters Municipais – OMMs e Coordenadores estaduais) é fundamental. A definição de estratégias conjuntas de mobilização é necessária para garantir que as escolas com maioria de alunos membros de famílias beneficiárias do PBF sejam contempladas na expansão.