Secretaria de Saúde promoveu confraternização em homenagem ao Dia do Homem

15/07/2015

Na manhã desta quarta-feira, 15 de julho, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando da Secretária Veridiana Barbosa da Silva, promoveu uma confraternização na recepção do Posto de Saúde de Japorã, em homenagem ao Dia do Homem, com sorteio de brindes e coffee break para os homenageados. Estiveram presentes, o prefeito Bispo, o vice-prefeito Gabriel Klasmann, o secretários de Administração, Walter J Silva, e de Educação, Nivaldo Dias Lima, o Diretor de Obras, Possidonio Pereira Filho, os vereadores Paulo Cesar Franjotti e Carlos Damaceno, além de servidores da Saúde e de outros departamentos da Administração.

Dia do Homem, 15 de Julho

No dia 15 de Julho o Brasil comemora o Dia Internacional do Homem. Esse dia foi criado com o objetivo de chamar atenção para saúde masculina, pois a cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são do sexo masculino.

Apresentando maior resistência ao procurar cuidados médicos e realizar preventivos, os homens vivem em média 7 anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol, pressão arterial e maior tendência a obesidade. Além da utilização em maior quantidade de bebidas alcoólicas e outras drogas, também estão mais expostos aos acidentes de trânsito e na maioria das situações de violências.

Sendo assim, o Ministério da Saúde desenvolveu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, criada em Agosto de 2009 com o intuito de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A proposta é que pelo menos 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 e 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano.