Prefeitura realiza Cursos de Capacitação para os agricultores familiares

22/10/2014

A Prefeitura de Japorã, através da Sedama – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, está investindo na agricultura familiar do município, são grandes conquistas desde o início da gestão do Prefeito Vanderlei Bispo e do vice-prefeito Gabriel Klasmann, incluindo novas motoniveladoras, caminhão basculante, cascalhamento das estradas, novos tratores e implementos agrícolas, e apoio ao agricultor com maquinários e na distribuição de calcário. A Prefeitura também realiza diversos cursos de capacitação aos agricultores familiares, como o Curso de Manejo e Pastagem, que aconteceu no P.A. Savana de Japorã (Retiro do Itamar), nos dias 21, 22 e 23 de outubro, realizado pelo SENAR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores de Japorã, e Sindicato Rural de Mundo Novo.

O Curso de Manejo e Pastagem tem o objetivo de contribuir para mudança das pastagens degradadas, aumentar o rendimento das pastagens e capacitar profissionais do setor. O instrutor do Senar/MS, Alexandre Maroso Gessi, enfatiza que a manutenção do solo é feita através de uma adubação de cobertura, ou seja, a correção e a adubação das pastagens do solo. Gessi explica que há tipos de plantas forrageiras para os solos fracos, médios e de alta produtividade. As forrageiras são gramíneas e leguminosas que servem de alimento para os animais.
Para o manejo das pastagens, o instrutor aponta três sistemas, o contínuo, que consiste em soltar os animais em uma grande área; o alternado, que faz o animal ficar entre uma área e outra e o rotacionado, cuja área tem certo número de piquetes em que os animais permanecem com dias preestabelecidos de pastejo e de descanso. “Não existe um sistema mais eficaz. O que vai pesar é a lotação da área. É preciso estar atento ao manejo. O segredo no controle de pastagens é a quantidade de animais por área, o ajuste de lotação, que deve ser de 0,8 a 1 cabeça por hectare”, relata.
O sistema contínuo é o mais utilizado pelos produtores rurais, por ser mais barato e de simples manejo. “Água e sal devem ser bem distribuídos. Um erro de manejo seria deixar água e sal isolados em apenas um canto da área. O animal deve ficar mais perto da área onde a comida está”. Um ponto positivo no manejo correto do solo, "com o manejo correto das pastagens, é possível aumentar em 100% a lotação da área", finalizou o instrutor. (Sedama)