Japorã sedia 1º reunião da IGR - Instância de Governança Regional 2023, Caminhos da Natureza Cone |Sul.

23/02/2023
Na manhã da última sexta-feira 17 de fevereiro de 2023, foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Japorã, uma reunião com os representantes dos 8 Municípios que compõem a Instância de Governança Regional Caminhos da Natureza Cone/Sul, Amambai, Eldorado, Iguatemi, Itaquirai, Japorã , Juti, Mundo Novo e Naviraí e representante da Fundtur Dinair Rezende e Heder sanches .
O coordenador de Turismo e Cultura e Presidente do Comtur de Japorã Profº Valney José deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos em Japorã ,Já o Presidente da Instância Agnaldo Maximino dos Santos, salientou em suas falas que o momento foi importantíssimo para discutir as políticas públicas de turismo regional, destacando a pauta sobre Institucionalização da Instância atualmente com formato de fórum que num futuro próximo será transformada em instituição sem fins lucrativos com perfil jurídico, todos os presentes se propuseram a apoiar esse formato e contribuir nessa transformação. Disse ainda que para esta mudança serão realizadas novas reuniões sendo a próxima no Município de Naviraí para dar andamento nestas mudanças e que no momento certo esta transformação acontecerá.
“É necessário reconhecer, institucionalizar e fortalecer uma organização representativa dos poderes público, privado, do terceiro setor e da sociedade civil organizada dos municípios componentes da região turística, que é denominada Instância de Governança Regional Caminho da Natureza Cone/Sul
O objetivo da IGR é unir o poder público, entidades e membros da sociedade civil para tratar das políticas que irão fomentar e promover o turismo da nossa região Cone/Sul. Durante a reunião foram apresentadas algumas pautas elaboradas pelos municípios que compõem a IGR que serão aprofundadas nas próximas reuniões.
Já a FUNDTUR - Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul se colocou à disposição e ajudará a coordenar esta mudança. Já o gerente de indústria, comércio e turismo de Naviraí Cláudio Marques acompanhado da turismóloga Priscila Nascimbeni apresentaram a "Rota dos Pioneiros", projeto conjunto entre voluntários e iniciativa pública do estado de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul que criou a maior rota de turismo fluvial do Brasil no Rio Paraná. Em suas explanações, mostraram vantagens aos municípios que fazem parte da IGR em aderir a este projeto. Outros projetos apresentados: Naviraí: Projeto Ecoturismo, público beneficiário ribeirinhos e assentados, rota de cicloturismo rural e "braços" a serem integrados à Rota já existente; Iguatemi, Japorã e Eldorado: retomada da atividade Turística ,Cavalgada ; na oportunidade foi solicitado junto aos representantes da Fundtur presente na reunião que consigam intervir junto a Iagro, pois estão sendo muito rigorosos ,prejudicando assim a tradicional cavalgada que sempre foram realizada nesses municípios , mas que devido essas exigências deixou de ser realizadas ,Mundo Novo: cursos profissionalizantes na área de rede hoteleira, barqueiros, restaurantes (garçons, atendimento, serviços gerais, guias turísticos e outros), ações para desenvolvimento do Porto Isabel e Prainha do Cascalho.
Na oportunidade se fizeram presente vice presidente do Comtur S.r. Marcos Valter Wendland , Sr.ª Secretária de Educação de Japorã Veridiana Barbosa da Silva e o S.r. Prefeito Municipal Paulo Franjotti, que no uso de sua fala agradeceu a presença de todos em Japorã e deixou claro que é um prefeito parceiro no desenvolvimento turístico e cultural da nossa região e que idéias e pautas devem ser apresentadas por representantes em reuniões do consórcio Conisul e outros orgãos do estado como um instrumentos de trabalho e que seja criada vários outras maneiras para que os municípios pequenos também consiga se desenvolver cada um na sua particularidades .