Japorã sedia 1º encontro de ovinocaprinocultores

15/02/2022
Japorã sedia 1º encontro de ovinocaprinocultores
Com o apoio da administração municipal de Japorã e presença do vice prefeito Gabriel Klasman e o vereador Valter Silva aconteceu na última quinta-feira (10/02) o 1º encontro de Ovinocaprinocultores, sediado pelo município de Japorã em parceria com os técnicos da AGRAER de Mundo Novo.
Com a presença do Sr. Marcio Boza (coordenador do Programa de Apoio de Ovinos e Caprinos da SEMAGRO) que explanou que pela constante busca pela diversificação da propriedade rural, oportunizando culturas já existentes profissionalizando as mesmas dentro das possibilidade dos produtores almejando alcançar um produto final de acordo com a exigência dos consumidores, ressaltando que a cadeia do produto vem crescendo no estado, e do objetivo de aumentar o desfrute dos rebanhos elevando o nível de qualidade das carnes de ovinos, a implantação de PDOA (propriedade de descanso de ovinos) para facilitar ao pequeno produtor a venda, essas propriedades seriam locais estratégico para que pudessem reunir uma carga de animais levados ao abate vindas de vários produtores facilitando todos os tramites. Explicando também que o Programa de Apoio proporciona de 50% isenção de impostos na comercialização dos animais, valor esse que o produtor pode utilizar em melhoras dentro de sua propriedade.
Na oportunidade o coordenador do Programa de Ovinos do SENAR Custodio, mostrou valores possíveis de serem alcançados com um bom manejo dos animais, e o suporte que será oferecido pelo técnico que irá atender essas propriedades durante dois anos em visitas mensais. Serão acompanhados os valores de implantação, custos diário, manejo sanitário, alimentar, reprodutivo, e todas as demais duvidas que os produtores possuem em seus cotidianos, e serão oferecidos cursos de capacitação aos ovinocultores conforme demandados pelos mesmos, visando a profissionalização da cadeia com retorno financeiro aos proprietários.
O IAGRO de Japorã representado pelo colaborador Paulo também esteve presente colocando os produtores a parte da necessidade de cadastrar seus animais para um melhor manejo sanitário e comercial.
Com resultados altamente produtivo o encontro acolheu produtores de Japorã e Mundo Novo e já se tem cadastrados mais de 20 propriedades. A AGRAER fará acompanhamento desses produtores e ira disseminar as informações a outros que já possuem a criação ou pretendem entrar no ramo, com a meta e oportunizar diversificação com lucro e qualidade atendendo tanto o produtor como o consumidor.