Japorã realiza a 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental

28/03/2022
JJaporã realiza a 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental
A Secretaria Municipal de Saúde através do Conselho Municipal de Saúde realizou no último dia 24/03 a 1ª Plenária Municipal de Saúde Mental, com a presença do Prefeito Municipal Paulo Franjotti, vereador Walter Silva, Fabio Emborana secretário de saúde, membros do Conselho de Saúde local, palestrante Marcia Vargas, representantes do Polo da SESAI, das Unidades de Saúde da Tagros, Jacareí e Japorã e das secretarias de assistência social e educação como também sociedade civil.
No uso da palavra o prefeito Paulo foi enfático em parabenizar o sistema SUS, dois anos atravessando a pandemia, com o país atingido fortemente por um vírus de letalidade moderada, o SUS precisou se expandir de uma hora pra outra para dar a resposta assistencial que a população necessitava. E isso só foi possível por ter sido constituído e ter sua sustentabilidade em conceitos, princípios, práticas e protocolos consolidados.
O secretario Fabio enfocou que a 1ª Plenária em Saúde Mental é o momento prioritário onde se analisam e atualizam as necessidades relacionadas à Política de Saúde Mental. É um espaço para construção de proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com as diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da Reforma Psiquiátrica.
os trabalhos foram conduzidos pela psicóloga e palestrante Marcia Vargas tendo como tema central "A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS". Serão quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de Direito e Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Após a palestra os grupos foram montados para discussão e elaboração das propostas apresentando para plenária e elegendo os delegados para participarem das Conferencias Regionais