Japorã cumpre agenda Dia "D" de Vacinação Antirábica.


14/09/2021
Japorã cumpre agenda Dia "D" de Vacinação Antirábica.
A Secretaria Municipal de Saúde de Japorã realizou no último sábado 11/09 o dia "D" de vacinação, na Praça Central onde todos puderam levar seus animais de estimação para vacinar.
A vacinação de cães e gatos permanece sendo uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva humana. O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordeduras e, eventualmente, pela arranhadura e lambedura de mucosas ou pele lesionada.
Apesar de não haver casos de raiva em humanos, cães e gatos há muitos anos, a enfermidade precisa ser tratada com seriedade. Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas, que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas espécies de mamíferos, inclusive, seres humanos.
Um dos importantes pilares do programa de vigilância da raiva preconizado pelo Ministério da Saúde é a campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos, de modo a manter, no curto prazo, parcela significativa dessas populações imunes ao vírus. Essas campanhas foram iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR) em 1973.
Segundo o secretário Fabio neste dia “D” foram vacinados 220 cães e 55 gatos, esses números foram somente na área urbana do município, mas estaremos montando um cronograma para atender a área rural e aldeia, finaliza o secretário.

 

Voltar

DESTAQUE E GALERIAS