10/06/2022

3º  "Dia de Campo da mandioca/Copasul"

No dia 08/06/2022, com o apoio da Prefeitura Municipal de Japorã, e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente/SEDAMA, através do secretário Vitor da Cunha Rosa e sua equipe técnica, participaram do 3° dia de campo da mandioca COPASUL, na Fazenda Santa Rosa, grupo Kaminati em Naviraí – MS., estiveram presentes no evento o líder indígena Roberto Carlos Martins, produtores indígenas e não indígenas e Roque Vieira, representante da AGRAER do município.

O evento foi marcado por palestras sobre o mercado da mandioca, manejo integrado de pragas na cultura da mandioca, apresentação das Cultivares da EMBRAPA BRS CS 01(na qual foi feita a colheita mecânica) e BRS 420, manejo do material de propagação da mandioca (rama/maniva), apresentação das cultivares IPR Paraguainha e IPR B36 e lançamento e demonstração da Nova Colheitadeira de Mandioca “MANA INRODA”.

O objetivo do dia de campo foi mostrar aos produtores e técnicos responsáveis pelo acompanhamento de cultivo como é o correto manejo a ser feito, a época correta de plantio, o preparo de solo, tratos culturais, controle de pragas, comercialização, além da escolha da “cultivar” para o cultivo (novas tecnologias de cultivo).

A participação dos técnicos e agricultores do município no evento, foi de grande importância para o conhecimento de novas técnicas de manejo no cultivo da mandioca, assim como de novas cultivares, pois o Município de Japorã tem se tornado uns dos maiores produtores de mandioca do Cone-Sul do Estado.