Abertura da Campanha Agosto Lilás com o tema;

25/08/2022
Abertura da Campanha Agosto Lilás com o tema; Por todas elas" é marcada com palestra sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha

Em alusão aos 16 anos da Lei Maria da Penha, nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Japorã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência social e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, realizou a abertura da campanha Agosto Lilás com uma palestra realizada pela psicóloga Sabrina, com o tema, “Campanha Agosto Lilás: Por todas elas”. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, na ocasião foi ofertado um coffebreak e "lembrancinhas", ao público presente.
O momento contou com a participação do prefeito Paulo Franjotti, representantes do legislativo municipal, vereadores: Ana Cristina Teodoro, Walter J. Silva, Carlos Damaceno, a secretária de educação, Veridiana Barbosa da Silva, liderança Indígena, Cacique Roberto Carlos Martins, delegada e investigadora da polícia civil, sargento da polícia militar, Nilson Silva, também estiveram presentes os servidores municipais e população.
Destacando o pronto apoio do prefeito municipal após sugestão do vereador Walter J. Silva, que também foi apoiada pelos demais vereadores presentes na ocasião, onde o mesmo sugeriu a implantação de uma sala exclusiva para atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, tendo em vista que em sua fala, Paulo destaca todo seu apoio à essas mulheres, ainda cita um velho dito popular " em briga de marido e mulher não se põe a colher", mas que esse dito não funciona, quando se trata de violência contra mulher, ele "põe a colher sim" e denuncia o agressor que deverá ser preso e responder pelo crime que cometeu".
Ação faz parte da programação do Agosto Lilás, que visa conscientizar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher, além de discutir sobre a sanção da Lei Maria da Penha. Criada por meio da Lei nº 11.340, em 7 de agosto de 2006, instituiu instrumentos jurídicos para garantir proteção para as mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica.
Elenice Mendes Ramos, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, explica que “a palestra é mais uma forma de sensibilizar a sociedade e levar informações sobre os 16 anos de luta da Lei Maria da Penha, como a lei funciona, como denunciar, punições além da divulgação de serviços especializados no atendimento às vitimas.
A Lei Maria da Penha é considerada a segunda melhor lei de proteção à mulher do mundo, perdendo apenas para a Espanha. A lei define claramente os tipos de violência contra a mulher e tipifica como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Link.: https://www.facebook.com/prefeituradejaporams/videos/639410247381550