1º Conferência Popular de cultura para a apresentação da Lei Paulo Gustavo (LPG

27/06/2023
A Prefeitura Municipal de Japorã, através da Secretaria Municipal de Educação por intermédio da coordenação de cultura do Município, promoveu nesta quarta-feira (21), no espaço do conviver do Distrito de Jacareí, a 1º Conferência Popular de cultura para a apresentação da Lei Paulo Gustavo (LPG), que deverá beneficiar o município por meio da destinação de recursos. O setor cultural deve receber cerca de R$ 96.423,04, para serem investidos em ações culturais. O Município está recebendo assessoria do Instituo de Planejamento Econômico e social (IPES).
Antes da abertura oficial foi realizada uma encenação feita pela atriz Alessandra Tavares de Amambai que trata sobre o Feminicídio (violência contra as mulheres).
Dando continuidade a conferência foi feito uma breve apresentação das autoridade presente e composição da mesa de honra realizada pelo Palestrante Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Fabricio Deffacci e com o suporte técnico srº Albertino Fachin Dias historiador apresentando a Lei Paulo Gustavo e explicando quem tem direito a receber esses recurso e também dando a abertura para a discussão com os presentes, que puderam opinar e tirar suas dúvidas em relação aos recursos e a formulação dos projetos, dentre outros. O encontro visou apresentar o modelo de investimento da Lei LPG, dialogar e compreender as principais demandas a serem atendidas no nosso município.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.
A Prefeitura Municipal de Japorã, por meio da Secretaria Municipal de Educação e coordenação de Cultura, está disponibilizando o formulário online para cadastro de artistas, grupos e entidades culturais locais atuantes no setor de cultura.
Faça sua inscrição pelo link abaixo:
????????????????????????
Os interessados ainda poderão entrar no grupo de WhatsApp para tirar dúvidas:
???????????????????????????? https://chat.whatsapp.com/LPb06vSY4eTDffMo3CrNlP
Portanto fiquem atentos, se você mora no município e desenvolve algum trabalho no setor cultural como audiovisual, literatura, música, dança, artesanato, cultura de povos tradicionais, cultura popular, entre outros, deverá acessar o formulário para se cadastrar.
Neste primeiro momento, estamos coletando dados locais para que o Município possa elaborar editais de recursos, voltados para a realidade dos artistas e grupos culturais Japoraenses.
Estes dados também serão inseridos no Sistema de Informação e Cadastro Artístico/Cultural da coordenação de Cultura do Município de Japorã .
O coordenador de Cultura Professor Valney José agradece a Administração Municipal do Prefeito Paulo Cesar Franjotti pela abertura ,oportunizando que os munícipes possa mostrar seu trabalho e ainda ser remunerado pela Lei LPG ,a srª Secretária Municipal de Educação Veridiana Barbosa da Silva pelo transporte e suporte técnico ,Secretária de Assistência Social srª Maria De Lourdes B. Vieira que gentilmente cedeu o espaço do conviver ,coordenadora do conviver de Jacareí srª Elis Regina que nos acompanhou nos trabalho ,agradeço também ao Cacique Roberto Carlos por nos ajudar na mobilização das pessoas na Comunidade Porto Lindo e pela presença ,ao vice Prefeito Gabriel Klasmann e Vereadora Ana Cristina Teodoro que estiveram prestigiando a conferência popular , aos alunos das Escolas Municipais ,Professores e a comunidade geral que estiveram marcando presença .